A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem. Causada por vírus respiratórios, sendo comumente pelos vírus Influenza A e Influenza B. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por
secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Síndrome Gripal

Sintomas – Febre de início súbito, tosse ou dor de garganta e pelo menos 1 dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia (dor muscular) ou artralgia (dor nas articulações).
Evolução da doença – A Síndrome Gripal tem resolução espontânea em 7 dias, mas tosse, mal-estar e fadiga podem permanecer por algumas semanas. Por isso é considerada uma doença benigna e autolimitada.
População de risco – Idade acima de 60 anos ou abaixo de 2 anos, Gestante ou puérpera e Indivíduos com doenças crônicas associadas (p.ex. diabetes mellitus, nefropatia, cardiopatia, hepatopatia)

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Sintomas – Além dos sintomas da Síndrome Gripal, na SRAG pode-se identificar: Desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade, piora nas condições clínicas de doença de base, hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente ou insuficiência respiratória aguda em pessoas de qualquer idade durante período sazonal.

Tratamento Precoce – O tratamento precoce com a administração do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) é indicado nos seguintes casos: Síndrome gripal – população de risco, Síndrome respiratória aguda grave – todos pacientes.

Estratégias de controle:

  • Vacinação (conforme calendário do Ministério da Saúde)
  • Tossir e espirrar com educação, cobrindo sempre a boca e o nariz com as mãos ou lenço.
  • Higienizar regularmente as mãos.
  • Identificação dos sintomas respiratórios
  • Tratamento precoce

*Higienize regularmente as mãos