A HEPATITE C é uma inflamação do fígado causada pelo vírus HCV. É uma doença silenciosa e, por ser assintomática, muitas pessoas desconhecem ter a doença.  Muitas vezes a Hepatite C é descoberta através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina. Segundo informações da Organização das Nações Unidas – ONS, aproximadamente 5% da população mundial sabe que tem a doença.

A HEPATITE C torna-se crônica em até 80% dos casos, por isso é sempre recomendado o tratamento, que é eficaz em até 95% dos casos.  Existe uma meta do Ministério da Saúde de eliminar o VÍRUS C na população brasileira até o ano de 2030.

Por esse motivo as campanhas e mobilizações para rastreamento do VÍRUS C é importante.  Assim, as pessoas detectadas com o vírus podem ser inseridas nos programas de tratamento gratuitos oferecidos pelo SUS.

Ipiaú tornou-se um centro de referência para o tratamento das Hepatites virais, tendo o Dr. Marcelo Costa Silva como médico coordenador do Programa de Hepatites Virais do município.