O Câncer trata-se de um grupo de enfermidades compreendidas pela sociedade como algo grave, frequentemente associado a um risco iminente de morte. Essa percepção da doença é o precedente para que se torne um assunto temeroso, portanto evitado ou ignorado. Esse medo, instaurado no consciente coletivo, pode ser o maior vilão na luta contra o câncer.

As palavras mais associadas ao câncer são desespero, dor, medo, morte, sofrimento e tristeza, então o diagnóstico dessa doença já evidencia um caminho incerto. Provavelmente a maior fragilidade ocasionada pela notícia de um câncer é a perspectiva de futuro, já que tal circunstância implica mudanças de planos, inclusive da família próxima. É uma doença com estigma de doença incurável.

Esse processo de associação aponta para o caminho inverso do combate ao câncer. A ciência afirma que o êxito na cura do câncer está na prevenção e no diagnóstico precoce, porém a percepção estigmatizada afasta as pessoas do caminho do autocuidado, da regularidade na consulta com o médico, na realização de exames de diagnóstico. As chances de cura são reais e é possível ter qualidade de vida após o câncer.

É preciso mudar a visão sobre o câncer. O primeiro passo na direção da saúde começa na compreensão de que para se proteger do câncer é importante ir ao médico regularmente e observar os primeiros sinais incomuns no organismo. Além disso, se informar e falar sobre o câncer ajuda a compreendê-lo como um momento de maiores cuidados e que há grandes chances de cura.

O Hospital e Clínica São Roque, pensando no conforte e comodidade do paciente, trouxe para Ipiaú e região mais uma especialidade, a Oncologia Clínica, com o Dr. Eduardo Kowalski Neto.

Clique aqui e saiba mais sobre essa especialidade.