O Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no mundo e no Brasil. Em 2020, 29,7% dos casos de câncer foram de mama. Homens também têm câncer de mama, porém é raro.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis, seja no banho ou no momento da troca de roupa, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em 95% dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Quanto mais cedo for detectada a doença e iniciado o tratamento, bem maiores são as chances de cura.

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. A adoção de hábitos saudáveis pode evitar 30% dos casos de câncer de mama.

Nessa luta contra o câncer de mama, o maior aliado é o diagnóstico precoce. Vamos alertar a população da importância de procurar o mastologista para se prevenir de um possível diagnóstico de câncer de mama e de fazer a mamografia a partir dos 40 anos (mulheres de risco habitual) e a partir dos 30 anos (mulheres de alto risco).

Se conheça e se previna!

 

Fontes: INCA (Instituto Nacional de Câncer) e SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia)