No dia 13/04/2022 aconteceu a nossa terceira sessão clínica de 2022 sobre emergências oftalmológicas em pronto socorro no Hospital e Clínica São Roque. A sessão foi apresentada pelos médicos oftalmologistas Dr. Rodrigo Doyle Libera (CRM-BA 22280) e Dra. Karina Paula Watanabe Libera (CRM-BA 22021), com a participação de toda a equipe de médicos e profissionais de saúde da unidade.

As emergências oftalmológicas incluem o olho vermelho, o trauma ocular e a redução súbita da acuidade visual. Dentre as várias etiologias do olho vermelho destaca-se o glaucoma agudo com quadro associado a dor ocular intensa e potencial risco de perda visual permanente. Assim, trata-se de uma emergência médica que necessita de atendimento especializado imediato.

Os traumas oculares foram abordados com especial atenção às crianças. Traumas contusos e perfurantes nesse grupo acontecem geralmente em acidentes domésticos e apresentam morbidade elevada no aspecto de função visual, estético e psicológico. Crianças não devem correr ou andar com qualquer objeto pontiagudo nas mãos (como lápis ou tesoura), além disso muita atenção com produtos de limpeza que podem causar graves queimaduras oculares.

A redução súbita da acuidade visual possui diversos diagnósticos diferenciais. Um caso raro, mas com potencial risco de cegueira bilateral é a arterite temporal. Caso típico ocorre em idosos com cefaleia, claudicação de mandíbula e súbita perda visual de um olho. Nesse momento é fundamental o diagnóstico rápido pelo oftalmologista, já que o risco do outro olho apresentar o mesmo quadro de redução permanente da acuidade visual é maior que 80%, em até 7 dias sem tratamento.

Além disso, os apresentadores da sessão lembraram que nesse mês comemora-se o Abril Marrom, mês de prevenção à cegueira. As principais doenças são a catarata, o glaucoma e a degeneração macular senil. A estimativa de cegos no Brasil é 1-1,5 milhões de pessoas e a OMS alerta que até 80% desses casos seriam evitados com a avaliação regular com o especialista. Portanto, a mensagem final é que todos nós, principalmente após 40 anos, devemos fazer uma consulta com o médico oftalmologista todos os anos.