Conheça um pouco da nossa história

O Hospital e Clínica São Roque foi fundado em 1981, pelo médico cardiologista Dr. Roberto Nascimento Vieira.

A história deste hospital está intrinsecamente ligada a chegada do seu fundador, à cidade de Ipiaú –BA.  Roberto Nascimento Vieira, médico cardiologista, vindo do Hospital Santa Isabel, da cidade de Salvador-BA, iniciou suas atividades na cidade em outubro de 1979, com consultório médico de cardiologia realizando consultas e eletrocardiograma. Foi então que percebeu nessa região a carência de suporte para atendimento na área de saúde a nível de assistência médica, exames complementares e também de unidade hospitalar.

Com isso, foi inaugurada em agosto de 1981 a CLÍNICA SÃO ROQUE (CSR). Uma estrutura com alguns consultórios médicos, uma sala de exames cardiológicos, uma sala de emergência, oito apartamentos, uma sala de parto e uma sala de cirurgia. Nesse período, com o crescimento em atendimento hospitalar, inicialmente formamos uma parceria com o Laboratório Laclí, sob a responsabilidade do Dr. José Raimundo Teles Alves e do Dr. Vivaldo José Oliveira, que durou até o ano de 2016, e que sem dúvida teve uma participação extremamente efetiva no sucesso deste empreendimento.

Tão importante quanto poder contar com os serviços de laboratório, foi ter a parceria com profissionais médicos nas pessoas dos Senhores(as) Ubiratan Costa (In memoriam), Deraldino Araújo, José Borges e Loana Barros e Telma Cristina Guimarães no início da nossa caminhada.

Nossa gratidão ao Sr. Eleaquim Pinheiro Brito (In memoriam) pelo empenho, incentivo e estimulo que nos deu para construir uma clínica na cidade. Na oportunidade, queremos externar também a nossa gratidão ao eterno amigo José Marque Amaral (Zezito Amaral), que sempre esteve ao nosso lado colaborando em nossos eventos.

Pioneirismo na região

Posteriormente, já no ano seguinte em Agosto/1982, a CSR inaugurava sua primeira ampliação: o setor de imagens, com o primeiro equipamento de Raio-X, dando início a Clínica Radiológica de Ipiaú (CRI) empresa integrada a Clínica São Roque. Em consequência,  já no ano de 1984 o Dr. Cícero Duarte Lima, médico radiologista, assume o setor de imagem agora já com os serviços de ultrassonografia e mamografia implantados. Profissional fundamental, importante e indispensável também no sucesso do empreendimento.

Hospital e Clinica São Roque - Ipiaú

Foi também a partir do ano de 1984 que agregou-se a participações dos médicos: Aurério Albuquerque, Julio Velasco, Elias Chamel, Maria do Socorro Diniz Chamel, Ubirajara Costa, Valnei Pestana, Manoel Candido Silva, Wolfran Gonçalves, Marcelo Costa, Carlos Henrique Castro. Sem dúvida foram e alguns ainda continuam sendo muito importantes na agregação dos serviços médico-hospitalares que atualmente são disponibilizados no HOSPITAL E CLÍNICA SÃO ROQUEHCSR.

Desde então, o HCSR continuou investindo em equipamentos e infraestrutura física, dando continuidade com a ampliação do prédio, instalação do Centro Cirúrgico e Unidade Terapia Intensiva –UTI.

Continuando sua ampliação, seguido do serviço de Vídeo-Gastroenterologia (Endoscopia Digestiva, Colonoscopia, Esclerose de Esôfago, Retossigmoidoscopia, Polipectomia, Etc…), Densitometria Óssea e Otorrinolaringologia.

Já no ano de 2007 foi inaugurado o serviço de Tomografia Computadorizada. Naquele momento o Hospital e Clínica São Roque aumentava sua capacidade de resolutividade, dando margem para uma abordagem médica de maior complexidade clínica.

Em 2010 foi inaugurado o Instituto de Oftalmologia – IOF, sob a responsabilidade do Dr. Rodrigo Doyle Libera e da Dra. Karina P. Watanabe Libera. Um centro especialmente dedicado aos exames oftalmológicos para diagnóstico e tratamento a nível ambulatorial e cirúrgico.

Evolução constante

No ano de 2010 inicia-se também uma nova fase do Hospital e Clínica São Roque, com a chegada do Dr. Ricardo D’Oliveira Vieira, proporcionando a ampliação do serviço de Cardiologia, com a implementação de novas abordagens, graças a esse especialista com ampla formação profissional e científica, com especialização em Cardiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva e Doutorado em Aterosclerose pelo InCor-HC/FMUSP.

Ainda em 2010 o HCSR ampliou os investimento na área de informática, com a implantação do sistema de gestão integrado TASY, e instalação do serviço de PAC’S, disponibilizando imagens digital para o serviço de radiologia.

Em 2013 houve a ampliação do Serviço de Neurologia, sob a responsabilidade do Dr. Renato D’Oliveira Vieira. Com isso o HCSR tornou-se unidade referência em Neurologia, inclusive com a implantação do serviço de trombólise para o tratamento de acidente vascular isquêmico (AVCi).

A partir do ano de 2015, o HCSR passou a contar também com atendimento nos serviços médicos de especialistas como: Mastologista, Reumatologista, Pneumologista, Ortopedista Pediátrico,  Hematologista, Endocrinologista e Psiquiatra.

No ano de 2016 foram inauguradas as instalações do São Roque Laboratório, provido de um parque de equipamentos modernos e de alta performance, realizando os mais diversos exames laboratoriais com qualidade, precisão e credibilidade, funcionando 24 horas, inclusive aos sábados domingos e feriados. Além disso, fazendo parcerias com laboratórios renomados como Hermes Pardini, Senne Liquor, Imagepat, Diagnóstika-Patologia Cirúrgica e Citologia e Albert Einstein.

O Hospital e Clínica São Roque mantendo seu compromisso com invertimentos constantes, em 2017 iniciou a construção de um prédio para um centro médico com consultórios para atendimento nas diversas especialidades médicas. 

Trajetória de lutas e vitórias

No decorrer desses 37 anos, o HCSR enfrentou muitos desafios e dificuldades, coincidindo com períodos de várias mudanças na economia do país. Porém o propósito esteve acima de qualquer obstáculo, levando à frente os investimentos em infraestrutura, equipamentos e buscando sempre trazer médicos com formação profissional de referência. O HCSR tornou-se assim o maior patrimônio na área de saúde, para a cidade de Ipiaú e micro região.

Para cumprir o propósito de proporcionar um atendimento integral, de alta qualidade e com atendimento 24 horas, o médico fundador e atual diretor do Hospital e Clínica São Roque (HCSR), o Dr. Roberto Nascimento Vieira, residindo próximo ao hospital, se manteve assim 24 horas, sempre à disposição dos pacientes. E assim foram por 34 anos, praticamente como plantonista exclusivo, contando com a participação efetiva da co-fundadora, a Srª Carmem Lúcia D’Oliveira Vieira, que também sempre esteve à frente da implantação e desenvolvimento do HCSR, e também com a participação afetiva dos filhos Ricardo, Letícia, Renato e Roberto.

Atualmente, o Hospital e Clínica São Roque, conta com 26 leitos de internação, UTI, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, salas exclusivas para os serviços de exames endoscópicos, cardiológicos, neurológicos e otorrino/audiológicos. Agregado a isso o HCSR possui os serviços de imagem (Ultrassonografia, Ecocardiografia, Mamografia, Densitometria, Raio-x e Tomografia Computadorizada).

Hoje o diferencial do HCSR se reflete em:

  • Consultório nas mais diversas especialidades.

  • Atendimento de urgência e emergência 24 horas.

  • Equipe cirúrgica altamente qualificada e com especialização em cirurgia videolaparoscópica.

  • Único hospital da região credenciado para o tratamento de hepatites virais, através do médico Dr. Marcelo Costa.

  • Sobreaviso em neurologia e cardiologia 24 horas.

  • Um dos primeiros e poucos hospitais do interior à disponibilizar o tratamento de trombólise para os casos de acidente vascular isquêmico (AVCi) e infarto agudo do miocárdio (IAM).

E não paramos por aqui

Para um futuro próximo, está previsto a continuação da ampliação da estrutura física, com implantação de novos consultórios médicos, implantação do serviço de polissonografia (diagnóstico do sono), ampliação dos serviços de cardiologia, gastroenterologia, neurologia. Na pediatria, está previsto a implantação de uma unidade com suporte para neonatologia e recém-nascido de alto risco, e também um centro de reabilitação em pneumologia, neurologia e cardiologia, com suporte multidisciplinar.

Paralelamente a todos esses investimentos físicos e tecnológicos, O Hospital e Clínica São Roque está investindo na formação profissional das várias atividades da empresa, com a implantação do nosso Centro de Treinamento e Capacitação, cujo objetivo é manter um processo de educação continuada e atualização para os nossos colaboradores.

Foram iniciadas as medidas de adequação para a busca da certificação de Acreditação através do Organização Nacional de Acreditação-ONA. Para isso, o HCSR conta com o auxilio da equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH do hospital e está implantando novos processos nos vários setores da empresa.

E assim o Hospital e Clínica São Roque (HCSR) continua a crescer e se desenvolver contribuindo para o exercício de uma medicina de qualidade, sempre pautada na ética.